top of page

​Nossa História

Por Firmino Soares de Siqueira Filho:

Em 1973, ainda estudante de Engenharia, fui convidado a trabalhar em uma empresa de impermeabilização de Belo Horizonte. Antes havia trabalhado em uma fábrica de concreto armado e centrifugado.

E em seguida, na IBM, onde estava a nata da TI – Tecnologia de Informação, então informática, nasciam os primeiros computadores no Brasil.

Procurando dois engenheiros já maduros e experientes, Dr. Carlos Bicalho Goulart e Dr. Lúcio Fonseca de Castro, recebi a seguinte orientação de ambos:

- É um enorme desafio que terá pela frente. Ninguém conhece, não existe literatura, todos tem medo, e não se encaixa nas faculdades. Você terá que desenvolver e descobrir seus caminhos.

Optei por este desafio.

Em maio de 1973 encarei o desafio e por dois anos estagiei na NESO. Logo convidei dois colegas para estagiar junto e ajudar no desafio.

Nesta empresa encontrei livros em inglês, francês e alguns da Petrobrás, com estudo sobre asfalto .

Através dali, e de alguns fornecedores já tradicionais no país, como a SIKA, WAMEX e a TEXSA, um aprendizado começou a tomar forma. Traduzi alguns livros para o dono da empresa, Dr. Hugo Machado Coelho, que ensinou alguns fundamentos essenciais até hoje:

  • Honestidade técnica;

  • Boa relação com fornecedores e rigor nos materiais a escolher, pois as mesmas fábricas produzem alta e baixa performance, para atender ao mercado.

  • Atender ao cliente com qualidade, cientes que eles pouco ou nada conhecem o setor. Dar informações e explicar, pois não foram ensinadas nas escolas.

  • Estruturar a esquipe.

 

Após 2 anos, convidado por uma empresa que nascia, com forte viés comercial, tive experiências riquíssimas sobre como não vender, como não executar e como não gerenciar, o que me levou a iniciar minha própria empresa em 1 ano, sabendo o que fazer e o que não fazer.

Em 1976, já formado, iniciamos com três funcionários, nossa empresa, a qual foi dado o nome “ISOLAR”.

Nos 2 anos iniciais, para sobreviver, pois o faturamento era ainda baixo, trabalhei fazendo cálculo estrutural para algumas casas, e construindo outras, a convite do inesquecível amigo Eng. Luis Eduardo Coelho Batista, na Construtora Kaquende.

Neste período já fundado em São Paulo, o IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, juntamo-nos ao grupo, e participamos do 1º Congresso Brasileiro de Impermeabilização, OUT/1978, no IPT/USP, em São Paulo, do 2º no Rio de Janeiro em 1980 e 3º em 1982 em Porto Alegre. Estava formado a família da Impermeabilização no país.

Já como conselheiro do IBI, e logo diretor, o conhecimento se expandiu, as redes se formaram, as primeiras normas NB279 foram publicadas e a instituição estava plantada.

Enquanto isso a ISOLAR florescia e permitiu que, a partir 1979 passava a ser dedicação exclusiva.

Já casado, primeira filha, e apoio extraordinário da esposa, o caminho se abriu, e a atividade se firmou.

Obras como Açominas, Cia Siderúrgica Tubarão (no Espírito Santo), aprendizado constante, erros que ensinaram muito, profissionais que eram já grandes mestres, como o Engº Omar Souti, entre outros, confiaram e trouxeram a certeza e a fé que o setor era importante, cresceria e seria um dos pilares da nova era do Brasil, no setor de Engenharia Civil e Construção.

Obras em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rondônia, Sergipe, Espírito Santo e toda Minas Gerais foram a resposta a observância do respeito aos fundamentos essenciais.

Em 1984 já iniciando uma carreira acadêmica, como professor de técnicas construtivas e de impermeabilização, a descoberta da base conceitual, a constante busca por método científico para sedimentar os conhecimentos adquiridos e praticados, culminaram em meu Mestrado na área e Pós seguimento até a aposentadoria acadêmica.

Simultaneamente, a empresa crescia e sobrevivendo a 1ª crise do Petróleo em 1983, aos Planos Econômicos por ditadura, congelamentos, hiperinflação era Collor, confisco dos meios de pagamento, Plano Real, que era mundial de 2008 e mudanças políticas no Brasil.

Com o passar dos anos foi possível estender nossa área de atuação, pois como a ISOLAR não pode alcançar a todos, foi criada a empresa de Projeto e Consultoria, compartilhando com todos que buscam boas soluções os conhecimentos acumulados em 50 anos, desde 1973, com aqueles que valorizam de forma clara, as discussões técnicas que levam suas obras as melhores performances de suas obras e de suas impermeabilizações. A FSCA, Firmino Siqueira Consultores Associados, compartilha as melhores soluções e a ISOLAR, estuda, opera e aplica.

 

Concluo afirmando que:

  • A Impermeabilização é a ciência da durabilidade. A água é o maior agente de degradação. E ainda, os materiais seguem as leis da física. Não falham, nós é que usamos da forma errada.

Usufruem de nossa experiência:

  • Shopping Centers

  • Usina Nuclear Angra III

  • Hidrelétricas

  • Indústrias

  • Residências

  • Prédios diversos

  • Piscinas e reservatórios

  • Memorial da América Latina 

  • Estádios de Futebol

  • Cursos e Palestras

​Contato

Entre em contato para que possamos começar a trabalhar juntos.

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
Obrigado pelo envio!
bottom of page